Cadela é salva de ataque de sucuri por militares

Foto:Reproduçao/Gazeta Carajas

Um vídeo que circula nas redes sociais registrou uma ação impressionante de militares do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) neste domingo (8). No registro, a tropa intervém para salvar a vida de uma cadela que estava sendo constringido por uma sucuri de grande porte em uma área do quartel do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, no município de Itaituba – PA.

O incidente ocorreu nas proximidades de uma área de mata densa, habitat natural desses répteis. Nas imagens, é possível ver o momento em que a serpente já envolvia completamente o corpo do animal doméstico, iniciando o processo de asfixia.

Com técnica e agilidade, os militares utilizaram o treinamento de manejo de fauna silvestre para desenrolar a sucuri sem ferir o réptil e garantir a integridade do cão. Após alguns minutos de tensão, o cachorro foi libertado e, apesar do susto, saiu caminhando aparentemente sem ferimentos graves.

O 52º BIS, conhecido como o “Sentinela do Tapajós”, tem como missão principal a defesa da soberania nacional e a garantia da lei e da ordem na região sudoeste do Pará. No entanto, a convivência com a fauna local faz parte do cotidiano da unidade.

Após o resgate a cadela foi adotada por um dos militares. A sucuri foi contida com segurança e devolvida ao seu habitat natural, longe da área urbana.

A ação dos militares foi amplamente elogiada pela comunidade local, destacando o papel social e ambiental do Exército Brasileiro no coração da Amazônia.